Sejam bem-vindos, aquafãs! Nesse post estamos trazendo a história de vida do Arthur Curry, o Aquaman. O filme se aproxima para ser lançado em dezembro desse ano e a ansiedade só aumenta. Que tal conhecer mais sobre o herói? Entre nesse mundo subaquático com a gente!

 

Criação e primeira aparição

Aquaman é um herói da DC Comics e foi criado por Paul Norris e Mort Weisinger. A primeira aparição do personagem foi na  More Fun Comics #73 em novembro de 1941, apesar de na capa dizer “novembro”, More Fun Comics #73 chegou às bancas dos EUA em 25 de setembro de 1941. No começo era um herói secundário, mas depois estreou em várias HQ’s como herói principal.

Durante o final dos anos 1950 e 1960, conhecido como a Era de Prata dos Quadrinhos, ele era um membro fundador da Liga da Justiça da América. Já na década de 1990, a Era Moderna dos Quadrinhos o herói já era apresentado como Rei de Atlantis.

 

História de vida

Arthur é filho da Rainha Atlanna e de Tom Curry. Atlanna era rainha de Atlantis que fazia visitas frequentes ao mundo da superfície, numa dessas visitas conheceu Tom Curry, os dois se apaixonaram e tiveram o Arthur. Porém, não foi permitido que Atlanna abandonasse a coroa para viver em terra, fazendo com que retornasse e aceitasse um casamento arranjado, do qual nasceu Orm, o meio-irmão de Arthur. 

Aos dois anos de idade, Arthur foi encontrado por Tom depois de ficar brincando debaixo d’água por uma hora sem se afogar. Vários anos depois, Tom e Arthur descobriram as origens de Atlanna, fazendo com que ela revelasse para Arthur que ele tinha habilidades iguais a dela, como viver, respirar debaixo d’água, comunicar e controlar toda a vida marinha.

Depois que Atlanna morreu, Curry começou a treinar Arthur para que ele tivesse controle de seus poderes, sendo ensinado a se ver como o salvador dos oceanos, o Rei dos Sete Mares. Mais tarde, quando Tom Curry morreu, Arthur deixou o farol onde morava com sua família para se aventurar nos oceanos e achar o seu destino. Quando Arthur chegou em Atlantis, não foi tão bem recebido por conta de sua origem, mas depois de alguns anos virou Rei de Atlantis por conta de várias pessoas que o apoiavam. Mais pra frente se casou com Mera, uma cidadã de Xebel.

 

Poderes

Os poderes da população de Atlantis são bem parecidos, mas o de Aquaman são superiores aos deles por conta de sua linhagem real, que tinham poderosas pessoas. Seus poderes são:

  • Super-força: Aquaman é muito forte, um exemplo disso é quando levantou uma placa tectônica com as suas próprias mãos.
  • Super salto: Não consegue voar, porém consegue saltar bem alto.
  • Durabilidade: Ele não é afetado por balas, explosões, raios de calor e muitos outros.
  • Super-velocidade: É o herói que consegue nadar mais rápido.
  • Regeneração rápida: Tem a habilidade de regenerar partes do seu corpo rapidamente.
  • Reflexos: Os seus reflexos são bem apurados.
  • Telepatia: Consegue se comunicar telepaticamente com todos os seres marinhos.
  • Bênção de Poseidon: Consegue conjurar uma espécie de energia cósmica, capaz de produzir alguns feitos mágicos.
  • Viajar para outras Dimensões: Quando Arraia cortou a sua mão, Arthur usou um gancho biônico, que podia desidratar qualquer um que tocá-lo, congelar seus adversários, curar feridas e até criar portais para outras dimensões.

Inimigos

Arraia Negra: Esse é um dos inimigos mais fortes de Arthur. O pai de Arraia foi o responsável por matar Tom Curry, o pai de Aquaman. Com isso, Arthur se vingou matando o pai de Arraia, fazendo com que uma rivalidade sangrenta e difícil começasse entre os dois. A relação ficou tão suja, que Arraia chegou a cortar a mão esquerda de Arthur e também matou o filho dele com Mera ainda quando era um bebê.

Arraia teve um caso com uma cidadã de Xebel que acabou engravidando e tendo um filho chamado Kaldur’ahm, que mais pra frente se tornou o herói Aqualad e se juntou ao Aquaman, aprendendo várias coisas com ele. Depois de alguns anos, Kaldur’ahm descobriu que Arraia Negra era seu pai.

 

Mestre do Oceano: Tem uma ligação mais forte com Aquaman, pois ele é Orm, seu meio-irmão. Após a morte da Rainha Atlanna, Orm herdou o trono mas o povo de Atlantis suspeitava que ele tivesse matado Atlanna para conseguir governar. O conselheiro Vulko suspeitava bastante dele e fugiu de Atlântis para a terra, onde viveu muito tempo tentando achar Arthur e tendo sucesso ao encontrá-lo anos depois.

Aquaman foi para Atlantis e conheceu o seu meio-irmão, mas o reinado de Orm continuou normal até declarar guerra contra o mundo da superfície usando planos de ataque que tinha escrito junto com Aquaman, pois tinham sido atacados por mísseis. Mais pra frente descobriram que o responsável pelos ataques foi Vulko com a intenção de fazer com que Arthur governasse Atlantis.

Orm foi derrotado por Aquaman e preso em Belle Reeve, fugindo de lá tempo depois. Estava determinado a retornar a Atlantis, mas mudou de ideia e optou por permanecer na superfície com sua mulher e seu filho.

 

Enguia: Mort Coolidge era um criminoso com poderes telepáticos, que fugiu de Gotham e foi para San Diego. Quando ocorreu um tsunami na cidade, descobriu que conseguia ter seus poderes embaixo d’água e começou a ser um supervilão usando essa vantagem. Quando o vilão Espectro atacou a cidade de San Diego, o Enguia resolveu atacar a Aquagirl, mas o Aquaman conseguiu fazer com que ele fosse devorado por uma Orca.

 

Pescador: É um vilão perigoso, que usa um capacete e sua arma é uma vara de pescar. Quando foi morto, descobriram que o capacete é um parasita alienígena e toda vez que o vilão é morto, o parasita vaga pelo mar até encontrar seu próximo hospedeiro. O parasita ataca sempre homens sozinhos próximos do mar, na maioria das vezes pescadores, grudando em seus rostos e depois assumindo o comando de seus corpos, depois disso, ele passa a cometer diversos crimes até que o corpo de hospedeiro ainda lhe seja útil.

 

O elenco do filme do Aquaman conta com Jason Momoa (Aquaman), Amber Heard (Mera), Nicole Kidman (Rainha Atlanna), Patrick Wilson (Orm), Willem Dafoe (Nuidis Vulko), Yahya Abdul-Mateen II (Arraia Negra) e Dolph Lundgren (Rei Nereus). O diretor do longa é James Wan.

Aquaman chega aos cinemas brasileiros em 13 de dezembro de 2018.